Privacidade, Cibersegurança, Comunicações e Protecção de Dados

Os desafios das novas tecnologias e a salvaguarda da privacidade e da segurança de informação exigem rigor, conhecimentos e experiência. Não apenas instrumentos legais ou jurídicos. Mas, também, estratégia, gestão, skills técnicos, enfim, o recurso às ciências e às práticas multidisciplinares. Da regulamentação à regulação.

Da supervisão prudencial à supervisão sancionatória. Da segurança de informação à protecção da intimidade das pessoas, da privacidade, dos segredos, dos negócios, das comunicações, das redes e dos dados. Há todo um mundo de oportunidades e uma panóplia de problemas e desafios complexos, previsíveis e inesperados.

Exige-se governance e esta não prescinde do apoio especializado de uma visão independente, de um pensamento crítico e de uma acção do exterior. Os actos decisórios, os procedimentos e os processos são objecto de contínuo aperfeiçoamento e de permanente fiscalização. Compliance e auditoria são da essência das organizações. A cultura de prevenção e a adopção de boas práticas só são possíveis com cautelosa planificação e acção ponderada mas sempre pronta.

Tudo conflui para o reforço das capacidades das pessoas, das instituições e das empresas; para a adequada gestão e minimização dos riscos, para a construção e manutenção de operações sólidas e para a criação de uma boa e sã reputação congruente com a qualidade e o respeito pela lei.