Vânia Costa Ramos, advogada penalista, membro do Conselho Geral e sócia fundadora da Carlos Pinto de Abreu e Associados, foi eleita Presidente da European Criminal Bar Association (“ECBA”) para o triénio 2024/2026. A Advogada, até há pouco Vice-Presidente da Associação, foi eleita em Helsínquia na Finlândia por unanimidade e aclamação na mais concorrida Assembleia Geral da associação.

 

A ECBA é a mais importante Associação de Advogados e Advogadas penalistas da Europa. É mundialmente reconhecida pela sua extensa e meritória actividade em prol da qualidade da justiça criminal, do prestígio da advocacia penal e, sobretudo, da intransigente defesa dos direitos fundamentais das pessoas, do desenvolvimento de uma cultura judiciária democrática e do escrupuloso respeito pelos direitos humanos.

 

Para além do cargo para o qual acaba de ser eleita, Vânia Costa Ramos já foi presidente do Forum Penal – Associação de Advogados Penalistas, membro do Legal Experts Advisory Panel da Fair Trials International e membro da Defence Extradition Lawyer’s Association. Vânia Costa Ramos está ainda admitida a exercer perante o Tribunal Penal Internacional (International Criminal Court), desde 2023. É doutoranda e mestre em Ciências Jurídico-Criminais pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.